Providências governamentais

Quando se fala em desmatamento de florestas que precisam ser protegidas, é inevitável não pensar na Amazônia. Neste sentido, o jornal O Globo informou que o presidente Lula anunciou em seu programa semanal de rádio alguns detalhes sobre o plano que está preparando junto aos ministros para apresentar em Copenhague (lembremos que o Brasil é um dos países em desenvolvimento que mais gases emitem, junto a nações como Índia e China).


De acordo com Lula, o objetivo é reduzir o desmatamento no país em 80% até 2020. Desta forma, o Brasil estaria evitando a emissão de 4,8 milhões de toneladas de CO2.
Ainda que este não seja um anúncio oficial, que o objetivo de 2020 esteja um pouco longe, e que Lula já tenha mencionado que uma meta de
desmatamento zero é impossível de ser assumida pelo Brasil, a inclusão de uma proposta clara contra este crime no país a ser apresentada em Copenhague é animadora.

Durante muitos anos, os protestos contra o desmatamento estiveram associados à imagem de ambientalistas abraçados ou vivendo em árvores. Mas, cada vez mais, a questão é imprescindível para pensarmos num futuro sustentável. Vamos esperar até dezembro para ver que medidas confiáveis serão tomadas.